Estratégias do Inimigo Para nos Manter no Egito

Estratégias do Inimigo Para nos Manter no Egito

Texto: (Êxodo 5:1)

O Senhor muitas vezes em sua palavra utiliza de tipos que são símbolos e figuras que exemplifica algo ou prefiguram algum acontecimento, e esses tipos podem ser tanto coisas, como acontecimentos e até pessoas. Exemplo a páscoa….

Aqui em Êxodo Faraó é uma figura do Inimigo (diabo) e o Egito uma figura do mundo decaído e do pecado.

Então aqui nos vemos que Deus envia Moises e Arão, para libertar o povo do Egito e de faraó e sua tirania, mas nós vamos ver que faraó usa de estratégias para continuar mantendo o povo no Egito.

Eu quero falar sobre isso estratégias do inimigo para nos manter no Egito.

I.  Tirar seu tempo. (Êxodo Capitulo 5:6-9)

  • A primeira estratégia do inimigo é tirar seu tempo, fazendo que você trabalhe mais do que o necessário, te encher de coisas para fazer, para que vc não tenha tempo para buscar ao Senhor, de ler a palavra e tenha sua vida transformada.
  • Essa estratégia tem obtido êxito nos dias de hoje, pois notamos que muitas pessoas não tem tempo para Deus, e outras dedicam muito pouco tempo para ELE.
  • Irmãos tudo na vida é questão de prioridades, se nos não estamos tendo tempo para o SENHOR, e eu não estou falando aqui de minutos e sim de tempo de qualidade, significa que estamos priorizando outras coisas ao invés DELE.
  • Para vencemos essa armadilha do inimigo precisamos priorizar Deus, honrar Deus com nosso tempo, ……….porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados. 1 Samuel 2:30

II. Sirva a Deus sem sair do Egito. (Êxodo Cap 8:25)

  • A segunda estratégia do inimigo para nos manter no Egito, e nos propor que sirvamos a Deus sem sair da velha vida, sem sair do mundo.
  • O inimigo fala tudo bem sirva ao Senhor mais fica aqui comigo, para que deixar sua velha vida, para quer deixar de mentir, roubar, adulterar.
  • O inimigo aceita que vc sirva a dois senhores Deus não. Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.
  • Pessoas que aceitam viver nessa armadilha, vivem dando mal testemunho , não a mudança de vida, não se tornaram novas criaturas…
  • Por isso Moisés fala para faraó no vs 26 “Não convém que façamos assim…”
  • Não tem como servir ao Senhor sem renunciar ao mundo… Marcos 8:35  Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á.
  • Pois o senhor não nos chama apenas para sermos frequentadores dos cultos mais sim discípulos e para ser discípulo é preciso renuncia. Lucas 14:33 Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

III. Não vá muito longe. (Êxodo Cap 8:28)

  • O inimigo fala tudo bem, você pode então sair do Egito, mas não vá muito longe, fique por perto.
  • Venham me fazer visitas, não vamos cortar o vinculo.
  • Não se atire fundo nisso, vai com calma…..
  • Com essa Estratégia  o inimigo quer te impedir de viver uma vida de santificação, uma vida plena em Deus, pois é para você viver com um pé na igreja e outro no mundo.
  • São pessoas que ao invés de influenciar são influenciadas, e andam conforme a musica, vivem uma vida de mornidão espiritual.
  • Frase de John Wesley “A conversão tira o cristão do mundo; a santificação tira o mundo do cristão.”
  • Essa estratégia é para você  se contentar em seguir  Jesus de longe, não se aproximar, não ter tanta intimidade com Ele.
  • (A. W. Tozer)  “O homem que se contenta em seguir de longe a Cristo, jamais conhecerá a maravilha da Sua proximidade.”

IV. Você pode sair menos sua família. (Êxodo Cap 10: 8-11)

  • O inimigo fala você pode sair, pois ele não tem como te segurar, mais a sua família fica no Egito comigo.
  • Com essa estratégia o inimigo quer impedir que toda a família sirva ao SENHOR.
  • E nos não podemos aceitar isso temos que lutar pela nossa família, temos que declarar como Josué 24. 15: “eu e minha casa serviremos ao Senhor”
  • Você precisa lutar pela sua família…….

V. Ter o domínio da sua vida financeira. (Êxodo Cap 10 24-26)

  • o inimigo vê que está perdendo, então ele fala você pode sair com sua família, mais deixa suas finanças em minhas mãos.
  • Com essa estratégia Ele que ter o domínio das nossas finanças, quer nos tornar avarentos, quer nos levar a viver pelo dinheiro…….
  • John Rockfeller, o primeiro bilionário do mundo, disse: “O homem mais pobre que conheço é aquele que só possui dinheiro”
  • Há muitas pessoas vivendo miseravelmente cercadas de ouro e de bens materiais e outras vivendo de forma muito feliz e contente, mesmo desprovidos de bens materiais. Jesus disse que a vida de um homem não constitui na abundância de bens que ele possui.
  • O inimigo sabe que quando nos prendemos aos cuidados do mundo, a fascinação da riquezas faz com que a palavra fique infrutífera nas nossas vidas. Mc 4. 18-19
  • Mateus 16:26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

Conclusão:

Vemos que faraó não conseguiu mais aprisionar o povo no Egito e o povo saiu do Egito e Deus os direcionou para o mar vermelho, quando povo estava diante do mar vermelho faraó saiu furioso para destruí-los, mas Deus abriu um caminho no meio do mar faraó com seu exercito foram destruídos por Deus no mar vermelho…

Salmos 136:15 Mas derrubou a Faraó com o seu exército no Mar Vermelho; porque a sua benignidade dura para sempre.

Assim é também ACONTECEU E acontece, Deus nos direcionou e nos direciona para o mar vermelho que representa o sangue de JESUS e através desse precioso sangue Deus abriu um novo e vivo caminho.

I Pedro 1:18-19  Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

Através do sangue de Jesus

Perdoados. Efésios 1:7 Nele temos a redenção, por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Aproximados ao Pai, reconciliados. Efésios 2:13 Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo

Justificados. Romanos 5:9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Vencemos.  Apocalipse 12:10-11  E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.  E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho……

 

Pr. Tiago M. Penha

Anterior

Próxima

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *