Quem é Jesus para nós?

Texto: E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? Mateus 16:13-15

Tema: Quem é Jesus para nós?

Introdução: Antes de falamos sobre que é Jesus para nós, vamos falar sobre quem é Jesus para outras religiões.

JESUS NO JUDAÍSMO. A maioria dos judeus vê Jesus como um transgressor da lei e um dos vários revolucionários da época que contestaram a ordem social.  Para os judeus, Jesus não ressuscitou, uma vez que, segundo eles, os discípulos roubaram o corpo do túmulo enquanto os soldados dormiam, e espalharam a notícia da ressurreição. Outro fator de crítica é a mitificação de Jesus, vista pelos judeus como uma paganização do judaísmo, onde Jesus tornou-se um deus pagão dentro da crença judaica. Já outros judeus veem a figura de Jesus como sendo mais um dos profetas enviados por Deus para restaurar o judaísmo, corrompido pelos pagãos.

JESUS NO ISLAMISMO. Maomé traçou uma linhagem profética que começava com Adão e terminava nele. A maioria dos profetas do Islã são judeus, como Moisés, Elias, João Batista e o próprio Jesus. Jesus no Islã é tido como um dos mais importantes profetas. Dependendo do ramo Islâmico, Jesus é mais que um profeta: ele é tido como o Messias. Para o ramo Xiita Jesus não é o Messias, visto que o Messias ainda viria, como dizem os judeus. Jesus seria apenas mais um dos profetas que Deus enviou. Já para o ramo Sunita Jesus, além de profeta, é o Messias que Deus enviou, e que no fim dos tempos voltará para que ocorra o Juízo Final. Entretanto, os muçulmanos como um todo não acreditam na ligação divina entre Deus e Jesus. Em vários trechos do Alcorão Jesus é citado como sendo um grande mensageiro de Deus.

A seita Islâmica dos Ahmadis prega que Jesus não morreu na cruz, sendo Judas condenado em lugar do Mestre.

JESUS NO BUDISMO. Sob o ponto de vista budista Jesus é um ser Iluminado, um Buda, assim como ele é tido como o Cristo (ungido por Deus) pelos cristãos. Algumas correntes budistas defendem que ele estudou com monges durante sua juventude, construindo a base para os seus futuros ensinamentos, dada a similaridade da sua mensagem com a do Budismo. Outro fato que os budistas defendem é o caráter meditativo de Jesus que, assim como Buda, se retirava frequentemente para meditar. Segundo os budistas, assim como Siddhartha, numa dessas meditações Jesus atingiu a Iluminação, tornando-se um Buda, após vencer o demônio (o opositor) no deserto. Atualmente tenta-se encontrar um ponto em comum entre a espiritualidade cristã e a budista, o que está gerando uma campanha ecumênica pelo mundo.

JESUS NO HINDUÍSMO. No Hinduísmo Jesus tem uma visão mais ampla dentro da doutrina. Várias correntes hindus aceitam a figura de Jesus como sendo um Avatar, encarnação de Deus na Terra. Para muitos hindus Jesus é uma das encarnações de Vishnu, a segunda pessoa da Trindade hinduísta. Especialmente para o movimento Hare Krishna – devido ao seu caráter ecumênico – Jesus é uma manifestação direta de Krishna (Deus), que envia um mensageiro para cada povo, afim de que nenhuma parte do mundo fique sem a Sua mensagem. Assim, Jesus é um dos enviados de Krishna.

JESUS NA VISÃO ESPÍRITA. Jesus é para o espírita “o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e de modelo.” É um espirito evoluído.  Jesus é filho de Deus como todas as criaturas o são.

JESUS NA VISÃO DOS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. Ensinam que Jesus Cristo é um anjo criado, acreditam que Jesus é o arcanjo Miguel, o mais alto ser criado.

  • Podemos perceber que em todas as religiões Jesus, ou é um profeta, ou é um ser iluminado o, é um ser criado. Nenhuma vê JESUS como Ele realmente é. Jesus é Deus. E coloca-lo no mesmo patamar de uma pessoa, por mais iluminada que seja é uma desonra, é uma ofensa.

Mas quem é Jesus para nós? A resposta a essa pergunta define meu modo de viver, define qual entendimento tenho de Jesus. Define meu cristianismo.

Pois a responda a essa pergunta não é apenas com palavras, mas com o meu modo de viver. O meu modo de viver vai testemunhar minha resposta. Vai afirmar minha resposta.

“Milhões de cristãos professos falam como se Cristo fosse real, mas agem como se Ele não fosse.” (A. W. Tozer)


ENTÃO QUEM É JESUS PARA NÓS? ELE É REAL?

Se Jesus é real nós precisamos demonstrar com nosso modo de Viver.

Precisamos ter uma vida diferente.

Muitas pessoas criam em suas mentes um Jesus que não é o bíblica.

Um Jesus que se adapta ao modo de vida que elas vivem, essas pessoas buscam alguma característica de Jesus que as a agradem e procuram adaptá-lo ao modo que elas querem viver.

Todo mundo sabe que é maravilhoso ter a companhia de Jesus, estar perto de Jesus é incomparável e é por isso que muitas pessoas tentam adaptá-lo ao seu estilo vida.

Nós precisamos entender que Jesus não é adaptável. Precisamos entender que não é Jesus que tem que se amoldar a nós e sim nós que precisamos nós amoldar a ELE e a sua palavra.

Que não ELE que nos segue e sim nós que o seguimos.

Quem é Jesus Para nós? ELE É REAL?


QUEM É JESUS PARA NÓS? UMA FONTE DE RENDA? UM BANCO?

Para algumas pessoas Jesus uma fonte de renda, uma espécie de banco.

Vão até Jesus para pedir a Ele, dinheiro, riquezas, carros, casas.

Não que isso seja errado, Jesus é provisão. Ele multiplica recursos.

Mas eu estou falando da intenção do coração.  Eu me relaciono com Jesus porque ele pode me dar coisas. 

Eu  busco Jesus pelo que ELE É ou somente pelo que Ele pode me dar.

Podemos chamar essas pessoas de sanguessuga, dá, dá.

A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Provérbios 30:15a

Só lembram de Jesus quando querem algo.

Quem é Jesus para nós? Uma fonte de Renda? Um banco?


QUEM É JESUS PARA NÓS? UM MEIO?

Jesus para algumas pessoas é um meio, um meio para o sucesso.

Um meio para ser bem sucedido, um meio para ser conhecido, um meio para ser famoso. Um meio para casar. Um meio para não irmãos para o inferno. É apenas um meio. Uma ponta para aquilo que eu deseja.


QUEM É JESUS PARA NÓS? NOSSO SENHOR?

“Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo? Lucas 6:46

Quando falamos da palavra Senhor dentro de nossa cultura, pensamos logo na questão de educação, “em que posso te ajudar senhor?” etc…

A palavra senhor tinha um peso diferente na época em que Jesus declarou essa palavra.

No grego a palavra Senhor é KURIOS. Que significa aquele a quem uma pessoa pertence sobre o qual ele (o senhor) tem poder de decisão.

Proprietário, que tem o controle, reverencia.

Essa palavra só era usada na questão de escravo e amo. Escravo e possuidor, escravo e dono, servo e Senhor.

O escravo não tem vontade própria ele vive para satisfazer a vontade de seu Senhor.

Ele faz aquilo que seu Senhor manda.

Jesus declara ou você me chama de Senhor e se coloca no lugar de servo, ou não me chame de Senhor.

Jesus é Senhor, e se queremos viver nele precisamos obedecer aquilo que ELE nós diz.

E isso não pode ser um peso, pois Jesus não nos obriga a nada, tudo que vamos fazer para ele tem que ser em amor.

Ele como Senhor se entregou por nós, por amor.

Nós o amamos porque ELE nos amou primeiro.  1 João 4:19

Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. João 14:15

E para entramos no rei de Deus precisamos reconhecer o senhorio de Jesus.

Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; Romanos 10:9

Aqui a palavra Senhor também é kurios em grego.


QUEM É JESUS PARA NÓS? NOSSO TUDO?

Jesus Cristo é o centro de todas as coisas. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. NEle tudo subsiste. (Colossenses 1:17) (Romanos 11:36).

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Filipenses 1:21

Jesus para os apóstolos era TUDO.

E para nós?

ELE é o nosso alvo? Ele o motivo da nossa alegria? ELE é nosso objetivo?

Nosso coração pulsa acima de tudo por ELE? Ele é o nosso amor? Nossa paixão?

Nosso anseio? Nosso único desejo? Nosso anelo? Nosso amado? Nossa paixão? É nossa VIDA?

“Quando Cristo, que é a nossa vida, …” Colossenses 3:4

Jesus nunca nós decepciona. Tudo o que precisamos temos nEle e através dEle. Ele é Aquele que nos dá abundância plena em tudo.

ELE É e precisa ser nossa suficiência.


CONCLUSÃO: Jesus não é apenas um personagem histórico importante, também não é alguém para ser lembrado apenas em datas comemorativas, 

Jesus Cristo é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Mestre dos mestres, o Justo Juiz, o Advogado Fiel, o Lírio dos campos, o Bom Pastor, a Estrela da Manhã, o Sol da Justiça, o Alfa e o Ômega, o Principio e o Fim. O único caminho a Deus, a verdade, a vida, o pão vivo, a ressureição, a fonte de aguas vivas, o cordeiro de Deus, o leão de Judá, o ungido, o messias.

Jesus é incomparável.

 

QUEM É JESUS PARA NÓS?

 

 

Anterior

Próxima

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *