Perdão

Tema: PERDÃO

Texto: (MATEUS 18:21-35)

Introdução: Pedro faz uma pergunda para Jesus sobre a questão do perdão, Jesus responde a pergunta de Pedro e aproveita e conta uma parábola para ensinar todos os discipulos a respeito do perdão, vamos ver o que o Senhor Jesus nos ensina sobre o perdão.

1.PRECISO COMPREENDER O PERDÃO DE DEUS, PARA APRENDER A PERDOAR.

•Ao lermos a parábola percebemos que o empregado foi perdoado, mas não entendeu o perdão.

•Por não entender e não ser grato pelo perdão oferecido e pela dureza de seu coração não ofereceu perdão para seu próximo.

•01 talento = 35 kg de ouro

10 mil talentos = 350 mil kg de ouro

Todos os impostos da galileia, Judeia, Pereia, Samaria durante um ano, era de 850 talentos.

10 mil talentos era todos os impostos da nação Israel durante 13 anos naquela época, e o salário de um trabalhador era 1 denário por dia (pequena moeda de prata).

Para um trabalhador ajuntar 10 mil talentos era preciso juntar sem gastar nada durante 150 mil anos.

Deus nos perdoou, estávamos totalmente condenados.

2.QUEM NÃO APRENDE A LIBERAR PERDÃO, VIVE ESCRAVIZADO.

Mateus 18.34: E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.

•A falta de perdão te escraviza colocando você em uma prisão, você fica aprisionado ao próprio ódio.

•Quem perde com a falta de perdão é apenas você.

•Além de sermos presos são também torturados.

Você não tem paz, não tem alegria, E hoje sabemos que muitas enfermidades tem origem na alma, na nossa psique.

Doenças psicossomáticas: úlcera, gastrite, bronquite, diabetes, problemas cardiovasculares, artrite, artrose, Câncer etc. essas doenças na sua grande maioria são causadas por problemas emocionas, algum trauma sofrido na infância, rejeição etc.

•A falta de perdão também pode gerar essas enfermidades e principalmente o câncer.

•A falta de perdão é como um veneno que vc vai tomando diariamente e pouco a pouco vai te matando.

•Vai te transformando em uma pessoa amargurada, com problemas de se relacionar.

•Vc não impede o rio da graça de fluir da sua em em sua vida, impede a cura….

ALÉM DE FICAR ESCRAVIZADO NO PROPRIO ODIO.

a)Quem não perdoa não é perdoado.

Mateus 6:14,15 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

b)Suas orações não passam do teto.

Marcos 11:25 E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.

Mateus 5:23-24 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

c)A falta de perdão nos leva a andar nas trevas.

I João 2:11 Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.

d)Com a falta de perdão o diabo é o quem leva vantagem e não você.

2 Coríntios 2:10 E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; pois, o que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo, para que Satanás não leve vantagem sobre nós;

 

3.APRENDA A PRATICAR O PERDÃO.

•Assim como a falta de perdão gera varias enfermidades, liberar perdão gera Cura.

•Não é fácil praticar o perdão, não é fácil perdoar nosso senso de justiça cresce dentro de nós, falamos: “não é justo”…

Não é fácil perdoar, mas é necessário aprender ter um coração perdoador.

O Que é perdoar? Perdão não é amnésia, perdão é lembrar sem dor, sem magoas sem ressentimentos.

Muitas pessoas falam eu perdoou mais……Imagina se Deus falasse eu te perdoou……

•E Além de preso, aquele homem seria torturado como forma de punição.

•Sempre o único prejudicado será você.

Historia: Certa vez um menino chegou da escola e falou para o pai, Pai eu estou com muita raiva estou bravo, estou muito irado, meu colega da escola me agrediu me xingou falou mal de mim para os outros, estou com muita raiva, o pai disse é mesmo meu filho você está com raiva, vem cá filho pegou o menino pela mão levou para o quintal, pegou um saco de carvão, colocou em uma certa distancia um lençol branquinho no varal, disse meu filho descarrega toda sua ira agora pense que aquele lençol branco é o é seu amiguinho descarrega toda sua ira jogue todos estes carvões neste lençol branco, e o pai saiu para dento de casa e o menino pegou o carvão e começou a jogar um e jogou outro e jogou outro e outro até esvaziar o saco de carvão, e o pai chegou para filho e disse e ai filho como você está se sentindo, eu estou me sentindo melhor até aliviei minha raiva é mesmo meu filho, veja como está o lençol eu acertei alguns lá o senhor pode ver que acertei alguns e o pai pegou o menino pelo braço e disse agora vem cá meu filho e o levou diante do espelho e disse agora olhe para você, o menino estava completamente encarvoado, todo sujo e o pai disse filho quando você atira sua magoa, sua revolta, sua ira, seu ódio nas pessoas quem mais é atingido é você, você é quem mais se polui e se prejudica com isso.

Muitas vezes machucamos as pessoas e acabamos mais machucados que elas.

Onde há perdão, a restauração.

•Para perdoarmos precisamos tirar o foco do que os outros nos fizeram, e olhar para aquilo que Deus fez por nós, o que de graça recebemos de graça damos.

•Precisamos ver como ELE vê.

Ninguém é merecedor de perdão, principalmente nós, mas Deus nos perdoou.

Lucas 23:34 E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem…

Atos 7.60 Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado..

•Nós precisamos parar de olhar os cisco do olho dos nossos irmãos e começar a olhar a trave que ha nosso olho.

Mateus 7:3-5 Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

Historia: Um casal, recém-casados, mudou-se para um bairro muito tranquilo.  Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido: Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!  O marido observou calado. Três dias depois, também durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e novamente a mulher comentou com o marido:  Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas! E assim, a cada três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.  Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:  Veja, ela aprendeu a lavar as roupas, será que a outra vizinha a deu sabão? Porque eu não fiz nada.

O marido calmamente a respondeu: Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei a vidraça da janela! E assim é Tudo depende da janela, através da qual observamos os fatos.

Conclusão: Libere perdão, Deus quer te levar a viver a liberdade plena, saia da prisão.

Pr. Tiago M. Penha

Anterior

Próxima

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *