O Principio da Sabedoria

sunrise-in-apple-garden-high-resolution-wallpaperTema: O PRINCIPIO DA SABEDORIA

Texto: Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela. (Provérbios 8:11)

A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. (Provérbios 4:7)

Introdução: Através desses versículos vemos o quão importante é adquirir sabedoria, é claro que essa sabedoria não é a sabedoria dos homens e sim a sabedoria que vem de Deus, a palavra em vários versículos nos diz que é de suma importância sermos pessoas cheias de sabedoria, a sabedoria como diz em provérbios é coisa principal, é melhor a sabedoria do que rubis, então precisamos nos empenhar em sermos pessoas sabias, e para isso precisamos começar pelo principio pelo inicio.

E qual é o principio da sabedoria?

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. (Provérbios 9:10)

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre. (Salmos111:10)

O Senhor nos ensina através da sua palavra que o principio da sabedoria é o temor a ELE.

Então para sermos pessoas cheias de sabedoria, é preciso primeiro ter o temor do Senhor.

O temor do Senhor é a porta de entrada para a sabedoria.

Em outras palavras não existe sabedoria ser primeiro haver o temor do Senhor, não tem como ter a sabedoria que vem    de Deus sem o temor a ELE.

Porque o temor do Senhor não é apenas o principio da Sabedoria, ele é a sabedoria.

 

O que é o temor do Senhor?

Antes de começar a pontuar o que é o temor do Senhor, eu quero falar que o temor do Senhor não é medo ou pavor é respeito, obediência em amor, reverência a AQUELE que é, o único, que é Onipresente, Onisciente , Onipotente , Santo, Justo, bom, imutável,  amor, Misericordioso, verdadeiro, fiel. Esses são uns de vários dos atributos de Deus.

 

1.      O TEMOR DO SENHOR É A INSTRUÇÃO DA SABEDORIA.

O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade. (Provérbios 15:33)

Instrução: transmissão de conhecimento ou formação de determinada habilidade; ensino, treinamento.

A Sabedoria  o Senhor nós dá, o temor precisa ser construído em nós, a sabedoria sem o temor fica em stand-by, é como um carro sem gasolina.

 

2.      O TEMOR DO SENHOR É ODIAR O MAL.

O temor do Senhor é odiar o mal; (Provérbios 8:13a)

ODIAR O MAL…O Senhor nos fala que não devemos praticar o mal e que devemos odiar o mal ter aversão a Ele, devemos nos agarrar ao bem, odiar o mal é amar o bem é amar a justiça.

 

3.      ODIAR A SOBERBA E A ARROGÂNCIA

O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. (Provérbios 8:13)

Soberba é orgulho, o orgulho quer nos dominar todos os dias, o orgulho não nos deixa admitir nossos erros, que faz muitas vezes vivermos de aparência, que nos faz pessoas arrogantes, que faz com que pessoas pensem ser melhor ou superior a outras, o orgulho não nos permite vivermos o melhor de Deus, o orgulho quer nos disser que podemos fazer tudo com a força do nosso braço que não precisamos da ajuda de ninguém, não precisamos da ajuda de Deus, o orgulho nos rodeia todos os dias, até de falarmos que não somos orgulhosos temos orgulho disso.

Arrogância diz que você sabe mais que todos, que você não tem nada para aprender com aqueles que estão em posição inferior a você.

O orgulho e a arrogância não escolhe classe social, pega o rico e o pobre.

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. (Provérbios 16:18)

A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito. (Provérbios 29:23)

Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. (Tiago 4:6)

O temor do Senhor então é se manter longe da soberba e da arrogância para isso é preciso nos agarrar a humildade.

Humildade não tem nada a ver com miséria ou pobreza. Humildade é saber que tudo que você tem é Deus que te deu, ele é tua força, é saber que sem ELE vc não é nada, é saber que quem faz é ELE. E isso não da boca pra fora mais de coração a humildade tem que fluir do seu coração, humildade é entender que você não sabe tudo, dentro do reino de Deus todos estamos aprendendo, e um ensina o outro em Deus. (isso é para nossa vida no todo ninguém nasce sabendo tudo…)

 

4.      ODIAR O MAU CAMINHO.

O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. (Provérbios 8:13)

O mau caminho é o caminho que te leva para longe de Deus, o mau caminho são todos os caminhos que não são JESUS, pois ele é o ÚNICO caminho…

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14:12

“Loucura é buscar continuamente o certo no caminho errado.” (A. W. Tozer)

O caminho que te leva à morte é o caminho do pecado.

O temor do Senhor te mantem longe desse caminho.

Falar um pouco sobre o fim da vida de Salomão… (falta de temor)

Deus nos deu a ferramenta mas cabe a nós buscarmos a instrução de como utiliza-la…

 

5.      ODIAR A BOCA PERVERSA.

O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio. (Provérbios 8:13)

A boca perversa é aquela que só fala o que não presta, é a boca que só fala mal dos outros, é a boca do mexeriqueiro, da fofoca, da maledicência, é a boca venenosa.

Temos que ter cuidado com nossa boca

O temor do Senhor te leva a ser pronto a ouvir e tardio a falar.

Te leva a ter cuidado com o que você fala. Te leva a falar somente coisas que edificam.

 

6.      O TEMOR DO SENHOR É FONTE DE VIDA

O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte. (Provérbios 14:27)

O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum. (Provérbios 19: 23)

 

7.      O TEMOR DO SENHOR AUMENTA OS DIAS DE NOSSA VIDA

O temor do Senhor aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados. (Provérbios 10:27)

 

8.      O TEMOR DO SENHOR NOS LEVA A UMA VIDA EM SANTIDADE.

Pela misericórdia e verdade a iniquidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado. (Provérbios 16:6)

Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. (2 Coríntios 7:1)

Temor do Senhor é a chave para o avivamento…

 

9.      O TEMOR DO SENHOR NOS LEVA A VIVER EM ALEGRIA

Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! Mas quem endurece o coração cairá na desgraça.(Provérbios 28:14) (NVI)

Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação. (Provérbios 15:16)

 

CONCLUSÃO: Muitas pessoas pedem sabedoria, mas não pedem o temor, para que o temor seja construído dentro de si, e não procuram viver uma vida no temor do Senhor, precisamos do temor do Senhor para sermos pessoas sabias, precisamos do temor do Senhor para vivermos o avivamento.

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. (Atos 2:42,43) 

Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo. (Atos 9:31)

 

Pr. Tiago Mendes Penha

Anterior

Próxima

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *