Jesus, o Incomparável

Jesus, o Incomparável

Texto: João 7:46

Introdução: Todos nós temos uma tendência em fazer comparações, comparar coisas. Comparar significa (latim comparare) Examinar simultaneamente duas ou mais coisas, para lhes determinar semelhança, diferença ou relação.

Comparamos muitas vezes nosso trabalho, comparamos nossas escolas, faculdades, cidades onde já moramos etc.

Comparamos até nossos casamentos, filhos, marido.

Comparamos Igrejas, estruturas.

Quem nunca comparou uma resposta em uma prova com a do colega e foi se queixar com professor, dizendo que a resposta era semelhante, mas sua nota era diferente.

Nós podemos comparar, coisas e até mesmo encontrar alguma semelhança na comparação.

Mas Jesus, ele se torna incomparável.

No texto em que lemos, nós observamos uma característica incomum, onde só encontramos em Jesus.

Os soldados tinham uma missão para cumprir, teriam que prender  Jesus, porém ao se depararem com Jesus, os mesmos voltaram impactados com as palavras de Jesus, isso faz de Jesus uma pessoa Incomparável, se você fazer uma busca na história você irá encontrar pessoas formidáveis em seus discursos, porém existe um diferencial, pois as palavras de Jesus produziam nas pessoas algo incomum, as pessoas eram transformadas pelas suas palavras, Pedro até declara: para onde iremos se só tu tens palavras de vida.

Diante de Jesus as pessoas não ficaram indiferentes, algo acontecia, ou elas amavam ou odiavam, mas indiferentes jamais.

Isso  faz de Jesus único!

Não iremos encontrar em toda a história pessoas com as mesmas características únicas de Jesus.

 

I- Jesus se torna único , pois ele veio ao mundo no tempo certo, no devido tempo determinado por Deus.

Gl 4:4 (Vindo a plenitude dos tempos Deus enviou seu Filho, nascisdo de mulher nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebecemos  a adoção de filhos).

Os romanos dominavam o mundo de sua época, e Jerusalém estava sob o domínio de Roma, e o imperio romano contribuiu para toda uma infra estrutura fosse criada, como estradas, pontes, aquedutos não somente em Israel, mas em todo o seu entorno contribuindo anos mais tarde para as viagens missionarias do Ap Paulo.

Jesus veio no tempo certo, determinado por Deus, e as Escrituras falam de seu nascimento, de sua cidade e todas foram cumpridas, fazendo de Jesus único.

Busque na história algo parecido com Jesus, não iremos encontrar.

  • Sua vinda na terra e suas ações se tornaram um relato histórico.
  • Muitos negam o fato de que Jesus Cristo se manisfestou na história humana.Felizmente porém há evidências extra-biblicas que provam a existência de Cristo.

A) O testemunho Pagão.

Tácito ( 60-120) o decano dos historiadores romanos, liga o nome e a origem dos cristãos a “Chistus” que no reinado de Tibério ( 42 a.C -42 a.D) sofreu a morte por sentença do Procurador Pôncio Pilatos.

Plínio (62-113) que era propetor (magistrado, funcionário da justiça da roma antiga) era propretor da Bítinia e de ponto na Asia menor.

Ele escreveu ao Imperador Trajano (53-117) por volta do ano 112 para se aconselhar sobre o modo de tratar os cristãos. Sua carta da uma valiosa informação extra-bíblica sobre Cristo. Ele elogiou à elevada integridade moral dos cristãos, comentando sua recusa em cometer roubos ou adulério, a testemunhar falsamente ou trair a confiança depositada neles.

C) Testemunho Judeu.

Josefo (37-100), o rico judeu que procurou justificar o judaísmo para os romanos instruídos com seus escritos, também menciona Cristo.

D) Testemunho Cristão fora da Biblía. 

Muitos evangelhos, Atos, cartas e apocalipses apócrifos devem ser levados em consideração nesta questão da historicidade de Cristo.

Tudo isso no quesito histórico nos mostra como Jesus é único, seu testemunho é aceito e se torna válido comprovando as Escrituras.

Jesus se torna incompáravel na essência de seu caráter , sua personalidade.

Ele foi o único ser humano que não tinha nada para se esconder, uma vez que era completamente Ele mesmo.

Os Evangelhos deixam também o registro do equílibrio de seu catárer.

  • Coragem é geralmente associada a Pedro.
  • Amor com João.
  • Humildade com André.

Nada disto falta a Cristo, tornando-se único.

 

II- Jesus torna-se único, incomparável pois ele é o único capaz de nos religar a Deus novamente, Ele se torna a ponte que nos religa, se entregando para morrer pelos nossos pecados.

A) João 14:6 (Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim)

Após a queda do homem, aconteceu que houve a separação por causa do pecado, e o homem acabou por ficar longe de Deus, Deus diz que o que nos separa dele são nossos pecados, e o homem por si só não conseguiria se aproximar de Deus, então no tempo determinado por Deus, Jesus veio ao mundo e através de sua morte na cruz, nos religou novamente a Deus.

Isso faz dele incomparável .

 

B) O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

João 10:11 (Eu sou o bom pastor).

Nunca iremos encontrar em toda a história humana, um líder de alguma religião dando a vida pelos seus, pelo contrário, iremos encontrar pessoas matando suas ovelhas, arrancando suas gorduras.

 

C) Sua morte e ressurreição faz de Jesus único, em João 11:25 Jesus diz:

(Eu sou a ressurreição e a vida, quem crer em mim ainda que morra, viverá)

Temos uma certeza de que igual a Cristo, nós também seremos ressuscitados e estaremos para sempre com ele.

 

III- Jesus torna-se incomparável, único, pois Jesus é o mesmo sempre.

Hb 13:8 (Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre.)

 

Essa é uma certeza que temos que deixar entrar em nosso coração, Jesus não muda.

  • As ações de Jesus, Ontem (passado).
  • Sua palavras.
  • Seus feitos.
  • Seu caráter, sua moral, sua integridade, sua conduta não mudaram. E isso é lindo pois eu acredito num Deus que em suas ações não mudaram e nunca irão mudar.

O que Jesus fez?

Olhe para os Evangelhos, Jesus é o mesmo, nós é que mudamos e  complicamos as coisas.

Jesus pode hoje mesmo entrar em seu coração fazer um processo que somente Ele pode fazer, pois Ele é único, Jesus pode começar a fazer um processo de restauração em sua vida, vivificando seu espiríto, curando sua alma e lhe dando um novo vigor fisico.

Deixe o Incomparável agir agora em seu coração pois como diz o Ap Paulo em Fp 1:6

(Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus)

 

Pr. Michael Araujo

Anterior

Próxima

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *