Entendendo um pouco sobre a Graça

Entendendo um pouco sobre a Graça.

Texto: Colossenses 1:6 que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

Introdução: Estamos vivendo dias aonde temos ouvidos muitas coisas sobre a graça.

Nós precisamos entender um pouco melhor a graça de Deus.

É de suma importância não apenas ouvir mais entender a graça.

Todos sabemos que a salvação é pela graça. (At 15:11; Rm 3:24; Ef 1:7, 2:5 e 8; Tt 3:7)

Mais o que precisamos entender é que a graça de Deus opera na vida do cristão muito além do novo nascimento da salvação, a salvação não é toda a graça, apesar de ser a maior expressão bíblica da graça.

Algumas coisas que precisamos entender sobre a graça.

Graça: Dom gratuito ou Favor imerecido.

Romanos 11:6 E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

Precisamos entender que:

1. A GRAÇA ESTÁ TOTALMENTE LIGADA À PESSOA DE JESUS. 

João 1:16-17 Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

2 Timóteo 1:9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos.

Não tem como viver a graça sem Jesus….

 

2. A GRAÇA TAMBÉM É UMA FORÇA CAPACITADORA QUE FLUI DE FORMA SOBRENATURAL.

Muitas pessoas quando fala de graça já relaciona com a questão do pecado….

Lucas 2:40 O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. 

Lucas 2:52 Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. 

Vemos outro exemplo da graça quando o Senhor fala para Paulo a minha graça te basta, Ele não está falando sobre a remissão dos pecados sobre a SALVAÇÃO o Senhor está falando sobre a graça como uma força capacitadora que nos ajuda a vencer nossas fraquezas e nos leva a sermos fortalecidos em Deus.

 

3. A GRAÇA É ABUNDANTE E INTENSA:

Romanos 5:20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

1 Timóteo 1:14 e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.

Atos 4:33 Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

• Aonde Jesus passou transbordou graça, A Terra se encheu de graça, a graça caiu do céu como, a água de uma represa rompida.

Isaias 35:5 Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se desimpedirão.Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. E a miragem tornar-se-á em lago, e a terra sedenta em mananciais de águas;

• A graça fluia através de JESUS, quando ele curava pessoas a graça estava fluindo em cura…..

• Desde inicio, a expectativa de Jesus era de que a graça não era algo que deveria ser guardado, mas sim compartilhado.

 

4. A GRAÇA É OFERECIDA PARA TODOS.

1 Timóteo 2:4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

A salvação é a maior expressão da graça é para todos….

A salvação é oferecida a todo Homem a graça e seus benefícios e oferecida a todo homem gratuitamente.

Mais para aceitar essa graça oferecida existe uma porta que se chama fé

Existe uma porta de entrada para a graça oferecida.

Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;

• Para você usufruir desse favor imerecido você precisa ter uma atitude essa atitude se chama fé.

• A fé em Jesus é a porta de entrada para os benefícios da graça.

• Você precisa crer que ELE pagou um alto preço, para que você pudesse viver essa graça.

• Todos os benefícios que Deus nos dá fazem parte da graça, e esse graça é libera através da fé.

• A graça é um favor imerecido mais isso não significa que eu não tenho que fazer nada, para viver essa graça.

Isso significa que o que eu faço não me torna merecedor mais faz com que flua o FAVOR IMERECIDO.

Que do mesmo modo que podemos fazer a graça fluir podemos impedir e bloquear e até anular o fluir da graça em nossas vidas.

Gálatas 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.

Hebreus 12:15 Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.

Tiago 4:6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

A humildade faz a graça fluir em minha vida a soberba bloqueia o fluir da graça de minha vida.

É como você que você colocasse um bloqueio no rio, depois do bloqueio vira só sequidão e uma vida sem graça é uma vida na sequidão.

 

5. A GRAÇA PODE SER AUMENTADA EM NOSSAS VIDAS.

2 Pedro 3:18 Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

Quanto mais crescemos na graça mais próximos de Jesus estaremos, e quanto mais próximos de Jesus estivermos mais semelhantes a ELE seremos, a graça faz com que os valores de Jesus se torne em NOSSOS valores.

O QUE A GRAÇA NÃO É:

1. A GRAÇA NÃO É UMA DESCULPA PARA CONTINUAR PECANDO; 

• Hoje a mensagem que ouvimos sobre a graça em alguns lugares é viva da forma mais canal que puder….

• A mesma graça que te busca lá no fundo do poço da destruição, que te arrancou da lama do pecado, é a mesma que te ensina a viver longe dele e firma seus passos sobre a rocha.

Tito 2:11-13 Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

• Muitas pessoas estão pregando uma graça mentirosa estão distorcendo o que é a graça.

Judas 1:4 Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.

• Aqui fala de pessoas que transformaram a graça em libertinagem (vida de total entrega ao pecado uma vida de devassidão).

• A graça não é uma desculpa para continuar vivendo uma vida de pecado e sim uma vida LONGE dele.

2. A GRAÇA NÃO É TOLERANCIA AO PECADO.  

Rm 5:20-21 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

• Isso significa que a graça superabundou aonde abundou o pecado e onde o pecado reinava na sua vida ele não reina mais.

Romanos 6:14-15 Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!

Anterior

Próxima

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *