A Grande Celebração

A Grande Celebração

Texto: I Corintios 5:7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.

Introdução: A palavra páscoa vem do hebraico Pessach ou Pesah(Passar além, passar por cima, Pular além da marca ou poupar).

A páscoa foi instituída no Egito para comemorar a redenção, a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito (Êxodo 12).

Os elementos que faziam parte da páscoa:

Cordeiro (Êx 12.3-6) o sacrifício; representava, tipificava, Apontava para Cristo.

Isaías 53:7b como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

João 1:29b Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

I Corintios 5:7b Pois também Cristo nosso cordeiro pascal, foi imolado.

Os Pães Amos (Êx 12.8) representavam pureza; representava o próprio Senhor Jesus o pão vivo que haveria de descer do céu.

João 6:51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre…..

Ervas Amargas (Êx 12.8) representavam os anos de sofrimento que o povo havia passado no Egito; simbolizava a amargura que o cordeiro iria passar por causa do pecado da humanidade.

Sangue (Êx 12.6) Representava a expiação; representa a garantia, a marca do perdão da remissão; Hebreus 9:22b e, sem derramamento de sangue não há remissão de pecados.

O símbolo da páscoa não é e não era um coelho, é um cordeiro, não tem nada ver com chocolate mais sim com sangue, o sangue da nova aliança.

A páscoa foi instituída como uma celebração, uma festa e para nós ela continua sendo uma celebração.

  1.     PASCOA É A CELEBRAÇÃO DA NOSSA SALVAÇÃO (FOMOS SALVOS EM CRISTO).

Assim como Deus salvou o povo de Israel do Egito que simboliza o pecado, Deus através de Cristo nosso cordeiro Pascal nos salvou do Egito do sistema corrompido desse mundo, nos salvou da condenação do pecado.

Havia um decreto de morte, nós já estávamos condenados, mas Jesus em seu infinito amor morreu em nosso lugar, ele tomou nosso lugar, ele morreu a nossa morte para que vivêssemos sua vida.

ELE nos salvou da condenação que havia contra nós.

Colossenses 2:14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz.

I Timóteo 1:15 Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

Aqueles que entenderam o sacrifício de Cristo se arrependeram dos seus pecados, das obras mortas, confessaram ao cordeiro de Deus, Jesus Cristo, precisam celebrar essa grande salvação.

Com essa salvação ELE nos tornou livres, somos livres.

Colossenses 1:13-14 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

A páscoa marcou a libertação de Israel da escravidão, Egito nunca mais.

Gálatas 5:1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou, permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

I Corintios 5:7 Alimpai-vos, pois, do fermento velho…..

 

  1. PÁSCOA É A CELEBRAÇÃO DA FAMÍLIA.

O Senhor falou para o povo que eles deveriam tomar para si o Cordeiro. A família deveria participar e comer todo o cordeiro. (Êxodo 12:3-4).

O Senhor não falou cada um como aonde quiser e com quem quiser, ELE falou que cada pessoa deveria comer celebrar o cordeiro com sua família.

A páscoa é a celebração da família, o Senhor quer mostrar que a família é fundamental, ELE sempre nos mostra que o bem mais precioso que ELE nos deu foi nossa família.

Atos 11:13-14 E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, 14 o qual te dirá palavras mediante as quais serás salvo, tu e toda tua casa.  (casa de Cornélio)

Celebrar a família é viver Cristo o cordeiro pascal em sua casa em seu casamento na educação dos seus filhos.

Páscoa é você cuidar da sua família com amor.

Salmos 127:1a SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam…

Sua casa precisa ser edifica no CORDEIRO.

O Cordeiro ficava no meio da mesa em quanto a família ficava ao redor, isso significa que Cristo tem que ser o fundamento da sua família, não você.

Estar junto à mesa significava unidade, Então para estar junto à mesa não pode haver mágoa, rancor, falta de perdão. Assim como, através do cordeiro somos perdoados precisamos também liberar perdão.

Mateus 6:15  Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

Não bastava ter o cordeiro em casa precisa se alimentar dele, precisamos nos alimentar com cordeiro em família, hoje isso não significa comprar um cordeiro e faze-lo e comer com a família, significa que você deve alimentar sua família de Jesus…..

Comer o cordeiro significa que não adianta apenas querer o cordeiro em sua casa ELE precisa ESTAR em você.

Então Não basta ter o cordeiro em casa, tem que ter o cordeiro em você.

Caso a família fosse pequena, deveria juntar-se a outra família vizinha. (Êxodo 12:4)

Deus queria nos mostrar que o cordeiro não é apenas para sua família, é para ser compartilhado com outras famílias, é trazer as pessoas a conhecer o Cordeiro.

Que nesta páscoa você compartilhe o cordeiro.

  1. PASCOA É A CELEBRAÇÃO DE UMA NOVA VIDA.

Quando Deus falou para o povo celebrar a páscoa ELE estava falando para o povo celebrar uma nova vida, ELE estava dando uma nova vida para o povo.

E Deus através do nosso cordeiro pascal nos deu uma nova vida, e nessa nova vida tudo se faz novo.

II Corintios 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Romanos 6:4…. assim andemos nós também em novidade de vida.

E nessa vida Gálatas 2:20 …e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim……

E com essa nova vida Ele nos colocou em uma nova posição nos deu uma nova identidade.

Éramos escravos, criaturas, mas através do CORDEIRO nos tornamos filhos de Deus.

João 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

E Ele nos deu autoridade de Filhos.

Você não é um coitadinho, você é filho de Deus.

O que ligamos na terra será ligado no céu o que desligamos na terra será desligado no céu. Mateus 18:18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

Ele nos deu autoridade para aniquilar as obras do maligno. Lucas 10:19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

Ele nos deu autoridade para fazermos as obras que ele fez e para fazermos obras maiores. (Jo14:12)

 

Efésios 2:6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

Conclusão: João 19.30 Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.”

Está consumado.

“Não foi os cravos que segurarão Jesus na cruz foi o amor”. (Max Lucado)

ELE RESSUSCITOU.

Pr. Tiago M. Penha

Anterior

Próxima

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *